DÚVIDAS

O que é câncer?

Esse é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que possuem em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. 

O que causa o câncer?

Pode ser causado por fatores externos (substâncias químicas, radiação e vírus) e internos (hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Normalmente o câncer não é hereditário, em apenas alguns raros casos são herdados, tal como o retinoblastoma, um tipo de câncer de olho que ocorre em crianças.

O câncer tem cura?

Desde que tratados em estágios iniciais, muitos cânceres são curados. Por este motivo, o diagnóstico precoce é muito importante.

Todo tumor é câncer?

A resposta é não. A palavra tumor se refere ao aumento de volume observado numa parte qualquer do corpo. Quando o tumor se dá por crescimento do número de células, ele é chamado neoplasia - que pode ser benigna ou maligna. O câncer é uma neoplasia maligna, as neoplasias benignas têm seu crescimento de forma organizada, em normalmente lentas, apresentando limites bem nítidos, sem invadir os tecidos vizinhos ou desenvolver metástase. O lipoma e o mioma são exemplos de tumores benignos.

O que são as doenças hematológicas?

Doenças hematológicas são aqueles que se originam de algum defeito no sangue. O sangue é composto basicamente por glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas além do plasma. As doenças hematológicas podem se originar na medula óssea, nos linfonodos (gânglios linfáticos, popularmente conhecidos como Ínguas) no baço ou na própria corrente sanguínea.

O que devo levar na primeira consulta com o oncologista?

Leve todos os exames que realizou durante a investigação diagnóstica do câncer, incluindo resultado de biópsia e exames de imagem, informações sobre seu histórico de saúde e tratamentos anteriores.

Quais são as modalidades de tratamento do câncer?

As principais modalidades são: cirurgia, quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia, terapia-alvo e imunoterapia. Após o diagnóstico, o médico oncologista discutirá com o paciente sobre todas as opções terapêuticas que, dependendo do tipo de câncer, do estágio em que a doença se encontra e do estado de saúde do paciente, podem ser utilizadas. 

Como funciona o teste genético para câncer?

O teste é simples, feito em uma amostra de sangue periférico, e o resultado sai em 4 a 6 semanas. A identificação da mutação pelo teste genético permite a prevenção de alguns cânceres e o diagnóstico precoce através do monitoramento direcionado aos tumores que compõem a síndrome diagnosticada.